Esse mês de março/2023, foi abalado de uma forma sísmica sem precedentes na área de TI. Pelo menos, desde que me lembro. Em 2017 eu estava bem empolgado com o Blockchain, algumas postagens neste blog ratificam isso. Porém, o abalo do blockchain foi visto com muito mais ceticismo devido a “falta das entregas” desta tecnologia. Até eu reclamei aqui.

Agora, a IA mal prometeu algo e já está entregando de forma assustadora. Tanto que o Bill Gates disse que não lembra de algo tão impactando no mundo da computação desde a invenção de interface gráfica.[1]

O Yuval Harari também já despertou preocupação com o domínio da linguagem através de robôs.[2]

Não pude também de deixar de ver o podcast do Lex Fridman com o CEO Sam Altman:

https://img.youtube.com/vi/L_Guz73e6fw/0.jpg

Recentemente usei um pouco da IA para construir um PoC em Python para conectar em uma instância de Redis e fazer um CRUD. Foi incrível ver o código sendo gerado de forma tão trivial, para algo que eu teria que gastar um tempo lendo a documentação.

O mais interessante para mim, foi eu perguntar para o ChatGPT e para o Bing AI, as dúvidas que eu tinha com certos conceitos de programação e trechos de código, basicamente foi um bate papo com outro senior que sabia (ou parecia que sabia) do que estava falando e falava de uma maneira clara, e o melhor, eu podia ser burro a vontande e falar inúmeras vezes, “cara, não entendi, explica de novo isso” ou “deixa ver se eu entendi, quer dizer então que X é equivalente a Y é isso?”.

Parece que, aquilo que eu esperava viver com a revolução do Blockchain e eu não vivi, agora estou vivendo com a revolução da inteligência artificial. Me parece que a produtividade de muitas pessoas serão exponenciadas agora.

A sensação é similar a ganhar uma caixa de bombons infinita dos seus pais e eles virarem para você e dizer: “Pode comer à vontade”. Você olha para a caixa de uma forma maravilhada, refletindo sobre os inúmeros prazeres ocultos dentro daqueles bombons sortidos, mas com um certo medo, das dores de barriga que isso pode dar.

Como a sociedade vai lidar com isso? Ainda é um mistério, mas o mercado já está se agarrando nisso, DALL-E, Midjorney, etc… são tantas ferramentas que não quero nem citá-las para não correr o risco deste texto ficar datado.

Uma coisa é certa, a forma de trabalhar dos trabalhadores digitais já não será mais a mesma, muita gente vai cair no mar, conforme navegamos em águas desconhecidas, só torço para que não seja toda a tripulação do barco Terra.