Teoria da Categoria

Eis que encontro na internet uma playlist sobre Category Theory ou Teoria da Categoria. Nesta playlist, Bartosz Milewski, PhD em Física Quântica e autor do livro Category Theory for Programmers, dá uma baita de uma aula sobre um dos maiores conceitos de abstração matemática e como este conceito pode nos dar uma melhor visão do mundo, aliás, a matemática nada mais é do que uma técnica inventada pelo homo sapiens para descrever como as coisas funcionam (ou não, né física quântica) no mundo.

Teoria das Categorias

Um mundo de funções e tipos

A abstração vai longe na teoria da categoria, diferente da teoria dos conjuntos, aqui não temos elementos e outras nuances, a abstração vai além. Milewski, em seus vídeos utiliza-se muito das teoria dos conjuntos para fazer uma correção com abstração presente na teoria das categorias. Composição (composability) e Identidade (identity) são conceitos primordiais na teoria da categoria.

Muito desses conceitos parecem abstratos e estranho para quem não conhece programação funcional e para quem já conhece muito das coisas que são feitas começam a fazer sentido. Recomendo! 👍