Eu gosto sempre de tentar prever o futuro, mesmo que seja algo difícil de acertar, acho divertido olhar para o passado e o para o presente e ver qual a trilha que parece que o mundo vai seguir.

A primeira linguagem de programação que me apaixonei foi o C#, não sei dizer porque, já havia mexido com VB.NET e Java na época, mas o ecossistema da Microsoft na época com o Visual Studio 2010, me trouxe um certo conforto no mundo desconhecido da programação.

Mas muita coisa mudou e eu mudei como profissional, aprendi cada vez mais coisas novas e do dia para noite, surgiu um mundo novo de Front End que eu não conhecia. Angular, React, Vue, choose your player. Estava mal acostumado com Bootstrap e JQuery e demorei para entender o porquê dessa mudança e todas as vantagens que vinham com ela.

FaaS

Se no front houve essa revolução, no Back-End vimos o surgimento de APIs RESTfull e o padrão MVC, com alguns app como BFF. Até aí, tudo bem, o que eu achei mais interessante foi a questão do Serveless.

Com a migração massiva para a nuvem, deixamos de ter servidores locais. Com a criação do docker, deixamos de ter máquinas virtuais. Com a criação de funções lambdas, talvez deixaremos de ver APIs como conhecemos.

AWS as BackEnd

A Amazon hoje domina o mercado de nuvem, saiu primeiro e hoje colhe os louros. Uma coisa muito interessante de se ver é o Free Tier, ou seja, os produtos que são gratuitos até um certo limite.

Por exemplo: DynamoDb até 25 GB. AWS Lambda até 1 milhão de execuções gratuitos/mês. AWS Cognito até 50 mil usuários.

Isso me fez pensar que existe a possibilidade hoje de construir uma aplicação completa sem custo algum.

Gatsby as FrontEnd

O Gatsby é um desses sites estáticos, tipo Jekyll, Hugo, etc. Só que ele é feito totalmente em JS, suporta nativamente o React e utiliza o GraphQL, e hoje é possível fazer a hospedagem de sites estáticos com custo zero, como na Netlify por exemplo.

Conclusão

Vivemos realmente na era da abundância, filmes, jogos, músicas, temos em uma quantidade maior do que podemos consumir durante toda nossa vida, a custo de uma assinatura mensal por um serviço ou a custo zero por outros caminhos.

Com a diminuição dos custos de manter um data center, essa abundância já se reflete hoje em dia. Hoje já é possível criar um sistema com custo de manutenção zero. Mantendo uma disponibilidade 24/7 e com redundância dos dados.

É incrível. ✨

Aonde isso pode levar? Acredito que haverá uma diminuição significativa dos custos de alguns serviços, além de abrir um espaço gigante para sistema open source e gratuitos, ou pay as you go.

O único custo que permanece é a mão de obra para a criação e manutenção desses sistemas. A informação é abundante e gratuita, mas o conhecimento nunca foi tão valioso como hoje.