“O homem é um animal político” já dizia Aristóteles, viver é se posicionar de alguma forma. Entre tempos de polarização política, acho bom refletir quais caminhos alguém deve tomar para si, ir para esquerda? Para direita? Seguir firme ao centro?

Política e filosofia ao meu ver estão muito associadas entre si, desde Platão com A República e seu personagem Sócrates, buscando dentro de todos os membros da ágora “Qual a cidade ideal para cada um dos cidadãos?”, “O que é justiça?” Tantas provocações, poucas respostas e uma cicuta para estes que ousam corromper a juventude com perguntas.

Princípios

Antes de iniciar qualquer discussão política, um não pode querer trazer a verdade sem antes questionar a origem daquela verdade. Argumentos são construídos sobre pedras e mais pedras de uma filosofia que busca a verdade, atualmente o debate está sendo construído em cima de duas visões filosóficas: Utilitarismo e Libertarismo.

O utilitarismo visa maximizar o bem de todos sobre o bem individual.

O libertarismo visa preservar o bem individual.

Por isso não adianta iniciar uma discussão com alguém fora da base que ela está argumentando, um socialista vai se sentir bem entre os utilitários e um capitalista vai bem entre libertários, mas assim como tudo na vida, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.

Não acredito que uma sociedade 100% libertária ou utilitária, seria bom para todos, acredito que o caminho ideal está aí pelo meio, por isso decisões políticas devem ser discutidas, principalmente para saber a quem elas beneficiam.

Boas instituições

Sigo aqui a visão que construir, reformar, é melhor que destruir, devastar. Boas instituições são auto limpantes, possuem mecanismo que aceitam a mudança, porém, são naturalmente conservadoras, visto que as políticas atuais foram as responsáveis por criar estas instituições.

Democracia é uma instituição recente no Brasil, uns 40 anos apenas, é jovem, compare com a república estadunidense com seus 250 anos e vários presidentes. Por isso que preservar as instituições democráticas do país é importante, como diria Churchill, a democracia é o pior sistema de governo exceto todos os outros.

A teoria das separação de poderes de Montesquieu, é uma dessas teorias que surgiu no século XVIII e está em voga hoje nas principais repúblicas do mundo, Executivo, Legislativo e Judiciário. Formamos essas instituições a partir dessa teoria e graças a ela acabamos com o domínio do poder absolutista de várias monarquias, que ignoravam a lei, julgavam e condenavam inúmeras pessoas.

Por isso acredito que boas instituições são essenciais para garantir a segurança de todos e o cumprimento da lei e da ordem. Lógico que essas instituições sempre serão alvos de corrupção, já que é dali que emana o poder para criar, alterar e executar as leis. Ainda assim, a mudança deve ser feita dentro do jogo político, qualquer tentativa de golpe ou a destruição de alguma dessas instituições, cria uma assimetria de poder, gera mais instabilidade, e no fim, injustiça.

Boas políticas públicas

Tendo boas instituições, estas serão responsáveis por criar boas políticas públicas. O problema é que o ser humano é um ser volátil, uma lei no Japão efetiva pode não ser tão eficiente no Brasil, a cultura muda, a força da lei muda. Boas políticas públicas devem utilizar da ciência para fazer seus levantamento e colher os resultados, assim boas políticas podem ser aplicadas nacionalmente após serem testadas em municípios e estados e más políticas podem ser rechaçadas antes disso.

Lógico que existem lobistas e sempre existirão, o melhor que podemos fazer é legalizar e regulamentar a atividades destes para termos ciência de quem são os políticos financiado por estes lobistas para criar leis que beneficiem esse grupo. Olha só, acabei de citar uma boa política pública aí, ou não, vale a discussão.

Conclusão

Eu sempre gostei de política, desde cedo, acho um assunto fascinante visto que ali é onde o Poder é criado, gerido e usado. Foucault vai bem nessa área. Depois de navegar entre mares de esquerda e direita, fui ficando cada vez mais isentão e ao centro. Hoje a única bandeira que eu defendo é essa:

Boas instituições e boas políticas públicas

Tendo isso, a humanidade vai seguindo, um pouco para esquerda, um pouco para direita mas sempre a frente.